Ir para conteúdo

Balanço das quartas!

Um balde de água fria em quem acreditava no hexa e o predomínio europeu marcaram o encerramento das quartas de final da Copa do Mundo da Rússia 2018. Agora só é possível que a campeã seja uma bicampeã, que é o caso de Inglaterra ou França, ou uma campeã inédita, que é o caso de Bélgica ou Croácia.

Os confrontos das semifinais ficaram:

França x Bélgica (terça, 15h horário de Brasília)

Inglaterra x Croácia (quarta, 15h horário de Brasília)

Os vencedores fazem a final no domingo que vem.

Destaques:

Bélgica diaba 100%: os diabos vermelhos seguem invictos com 100% de aproveitamento. A última vítima foi a seleção brasileira que não resistiu ao esquema tático diferenciado e porte físico dos belgas. Essa foi uma excelente resposta para aqueles que duvidavam desta geração belga, que já é apontada por muitos como a melhor do país de todos os tempos.

Supremacia europeia: já é 100%  certeza que o campeão será do continente europeu. Com isso, a Europa vai comemorar a 4ª copa seguida (2006 Itália, 2010 Espanha, 2014 Alemanha, 2018 ou Croácia ou Bélgica ou Inglaterra ou França). Este fato jamais aconteceu na história das copas, desde seu início em 1930.

Atuações dos goleiros: novamente fizeram a diferença. Pickford (Inglaterra) foi o “man of the match“, prêmio concedido ao melhor jogador nas partidas da copa, no jogo contra a Suécia. Courtois (Bélgica) fez defesas decisivas contra o Brasil. Subasic (Croácia) defendeu mais um pênalti na decisão contra a Rússia além de jogar a prorrogação contundido. Lloris (França) fez esta linda defesa ainda quando a França vencia por 1 a 0 a seleção uruguaia.

Quem tem meio campo tem classificação:  a articulação das equipes que passaram contaram com ótimas atuações dos meias de armação. Destaque para De Bruyne (Bélgica), Modric (Croácia) e Dele Alli (Inglaterra).

modric
Modric, meia da Croácia. Fonte: Esporte Interativo.

 

O elenco que virou time: A França que inicialmente parecia uma equipe que vencia mas não convencia, cheia de craques desconexos, finalmente ligou os pontos e está fazendo jus ao favoritismo que a colocava entre as prováveis seleções a levar a taça antes da copa começar.

Torcida Russa: o jogo contra Croácia tirou muitos russos da rotina. Em uma partida que a seleção perdeu apenas na decisão por pênaltis, a torcida russa praticamente “chacoalhou” a seleção dentro de campo.  Muitos russos não acreditavam que a seleção poderia chegar até esta parte da competição.

Em baixa:

Seleção brasileira: a equipe não jogou mal, mas em jogo com duas seleções sérias candidatas ao título, os detalhes fazem a diferença. O meio de campo brasileiro sentiu saudades do suspenso Casemiro. Paulinho e Fernandinho não deram conta do recado e deram muita liberdade para o time belga. O jogador mais avançado, Gabriel Jesus, teve várias chances (muitos criticaram o técnico Tite por dar chances demais a ele) e acabou a copa sem marcar um gol sequer.  Com relação a Neymar, pode-se dizer que jogou uma copa regular, mas para quem quer ser o melhor do mundo, isto é pouco. Somado aos memes dramáticos, sai com saldo negativo da copa.

brasil
Seleção brasileira eliminada diante da Bélgica. Fonte: El País.

Cavani dependência e o peru do goleiro: a seleção uruguaia sentiu a ausência do craque Cavani e pouco produziu ofensivamente na derrota contra a França. Para piorar as coisas, o goleiro Muslera levou um frango que acabou de vez com as esperanças uruguaias de progredir de fase.

Tradição vencida: nunca ocorreu uma semifinal sem Brasil, Argentina, Itália ou Alemanha. Vai ocorrer agora.

 

 

 

Anúncios

Carlos Renato Simonetto Ver tudo

Curitibano, bancário, formado em Comunicação Institucional e estudante de Jornalismo. Trata o futebol como um fenômeno social e não somente uma bola e muito dinheiro rolando. Curte crônicas, valoriza a criatividade. Apreciador de música e baixista.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: