Ir para conteúdo

Balanço da segunda rodada da copa!

A Copa do Mundo da Rússia completou hoje o seu 32º jogo, ou seja, já se foi a metade dos jogos. Infelizmente, a partir de amanhã a quantidade de horários com jogos vai diminuir. Mesmo sendo 4 jogos, para não favorecer nenhum time, os jogos da rodada final dos grupos serão realizados simultaneamente.

Esta segunda rodada (veja classificação no site UOL) proporcionou fortes emoções, entre a reação de grandes seleções ou a falta de reação de algumas. Times decidindo seu futuro nos últimos minutos, recordes de pênaltis (muitos deles acusados pelo VAR), goleadas, eliminações e novos artilheiros. Confira alguns destaques, tanto positivos quanto negativos, abaixo:

Destaques:

Classificados: Rússia, Uruguai, França, Croácia, Bélgica e Inglaterra não precisaram nem da terceira rodada para garantir o passaporte para as oitavas de final. Nenhum deles ainda garantiram o primeiro lugar do grupo.

Artilheiros: em dois jogos Harry Kane (Inglaterra) já atingiu o número de gols do artilheiro da Copa do Brasil em 2014 (James Rodriguez/Colômbia). Balançou a rede 5 vezes, 3 deles contra o Panamá. Cristiano Ronaldo (Portugal) e Lukaku (Bélgica) já balançaram as redes 4 vezes. Cheryshev (Rússia) e Diego Costa (Espanha), 3 vezes.

kane getty

 

“Fora o baile”: quem chamou o adversário pra dançar nessa rodada foram Croácia, Bélgica, Inglaterra e Colômbia. Os croatas chamaram os argentinos para dançar um tango nada convencional. Com Messi apagado, falha de goleiro e gol de pelada, a Croácia dominou o jogo e fez 3 a 0. Já ingleses e belgas confirmaram o favoritismo e imensa superioridade contra os adversários no grupo G (Bélgica 5×2 Tunísia, Inglaterra 6×1 Panamá). Já Mina e os colombianos chamaram os fake cabeças de chave poloneses  pra dançar uma cumbia e se mantiveram com chances (Colômbia 3×0 Polônia).

Preciosos “minutos finais”Brasil, Suíça e Alemanha resolveram as coisas nos acréscimos do 2º tempo. O gol da virada da Suíça contra a Sérvia foi aos 45′, os dois do Brasil contra a Costa Rica foi aos 46′ e aos 52′, e o gol da virada alemã contra a Suécia foi aos 50′, com o chute de Kroos praticamente no último lance.

Ressurgindo: por um momento quase eliminada, a Alemanha conseguiu uma virada heróica e está na briga pela vaga as oitavas do grupo F. A Colômbia , que perdeu para o Japão na estreia, convenceu contra a Polônia e continua na luta. Brasil venceu a primeira. Nigéria que havia perdido o primeiro jogo, venceu a Islândia e aparece na segunda posição no grupo D. Este resultado ainda manteve a Argentina, mesmo lanterna do grupo, com chances de vaga.

Primeiro gol do Panamá em copas: mesmo perdendo por 6 a 0 da Inglaterra, a seleção panamenha marcou o gol de honra contra a Inglaterra com Baloy e foi o gol mais comemorado da partida.

 

Em baixa:

De “malas prontas”: Arábia Saudita, Egito, Marrocos, Peru, Costa Rica, Tunísia, Panamá e Polônia perderam seus jogos e não têm mais chance alguma de classificação. Craques a menos Salah, Guerrero, Lewandowski (cavaleiro solitário polonês). Só nos resta dizer “pa-KA” ou simplesmente “tchau”.

Manifestação política e punição: Shaqiri e Xhaka comemoraram seus gols da Suíça contra a Sérvia com “gestos políticos” por fazer a “águia de duas cabeças” albanesa com as mãos. Os dois jogadores mesmo atuando na equipe suíça, são de origem albanesa, que esteve em guerra contra a Sérvia (entenda mais a história nesta matéria do El País), adversários na copa.  A FIFA decidiu multar os dois atletas.

xhaka shaquiri laurent gillieron.jpg

Árbitros:  ocorreram lances de pênalti que o VAR foi “ignorado” e em outros lances utilizado. Tanto a regra quanto a tecnologia devem ser para todos.

Messi: 0 gols.

 

 

 

 

 

Anúncios

Carlos Renato Simonetto Ver tudo

Curitibano, bancário, formado em Comunicação Institucional e estudante de Jornalismo. Trata o futebol como um fenômeno social e não somente uma bola e muito dinheiro rolando. Curte crônicas, valoriza a criatividade. Apreciador de música e baixista.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: