Ir para conteúdo

Conheça um pouco da trajetória da Islândia, estreante em Copas do Mundo

Neste sábado a Islândia fez sua estreia em Copas do Mundo, em grande estilo contra a seleção Argentina. Os vikings não se abalaram com o favoritismo sulamericano e conseguiram segurar o empate por 1×1, com direito a grande defesa do goleiro Halldórsson, em cobrança de pênalti do craque Lionel Messi.

Aguero abriu o placar aos 19 minutos de jogo, mas os nórdicos continuaram insistindo e aos 23, o atacante Finnbogason aproveitou um rebote para deixar tudo igual.

Albert Gea/Reuters/Direitos reservados

Nos últimos 10 anos a Islândia investiu pesado na prática do futebol. Construiu centenas de campos e enviou profissionais para serem capacitados como treinadores pela UEFA.

Aos poucos os frutos estão sendo colhidos e o desempenho da seleção principal começou a ganhar destaque. Em 2014 ficou no quase e foi eliminada na repescagem para Copa realizada no Brasil. Em 2016, em sua estreia na Eurocopa surpreendeu ao chegar até as quartas de final, após eliminar a poderosa Inglaterra. O jogo da classificação para a Copa na Rússia foi contra o Kosovo por 2×0.

A pequena ilha de 300 mil habitantes, atualmente ocupa a 22º posição no Ranking de seleções da FIFA, ficando na frente de delegações como Costa Rica (23) e Suécia (24).

Curiosidades:

O técnico Heimir Hallgrimsson (ex-jogador), também é dentista e trabalha meio período em cada função. O goleiro Halldórsson, 34 anos, jogador do Rander FC, na Dinamarca, é cineasta e já produziu vários filmes e documentários, inclusive um comercial da Coca-Cola, após classificação inédita da Islândia para Copa 2018.

Outro fato curioso aconteceu em 1996, quando aos 17 anos, Gudjohnsen entrou para a história do futebol ao substituir o pai, Arnor, 34 anos  durante um amistoso contra a Estônia.

Anúncios

Andressa Fernandes Ver tudo

Jornalista formada pela Uniopet, cursando pós-graduação em jornalismo esportivo no Grupo Uninter, em Curitiba-PR.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: