Ir para conteúdo

Parece que foi ontem, há 16 anos Brasil vencia a Alemanha e se sagrava pentacampeão mundial de futebol

Com gols de Ronaldo, Brasil derrota a Alemanha por 2 x 0 e coloca a quinta estrela na camisa

30 de Junho de 2002, Brasil em campo é a última partida da Copa do Mundo da Coréia e do Japão, mais uma vez a seleção Brasileira está em uma final, mais uma vez contra uma grande equipe européia, pela terceira vez seguida.

Campeã em cima da Itália em 1994, vice da França em 1998, dessa vez o adversário é a Alemanha, um time com grandes jogadores, o goleiro Oliver Kahn, Miroslav Klose e outros grandes jogadores que enfrentaram algumas seleções da América, nas fases anteriores do Mundial e que pretendem chegar ainda mais longe, se igualar ao Brasil e chegar ao quarto título.

O que o futuro reservaria a seleção canarinho? Será que assim como 1998, ficaríamos no quase, ou voltaríamos a soltar o grito de campeão, entalado na garganta.

Nas eliminatórias realizadas entre março de 2000 e novembro de 2001, o Brasil se classificou em terceiro lugar com 9 vitórias, 3 empates e 6 derrotas. Diferentemente da convocação do técnico Tite, em que a maioria dos nossos atletas jogam fora do Brasil, na época o Treinador Felipão contou com 14 jogadores que atuavam em campo. Do Palmeiras, o goleiro Marcos; do Corinthians o meio campista Ricardinho, o goleiro Dida, e o volante Vampeta; do Atlético MG – Gilberto Silva; e do São Paulo foram 3 convocações, Belleti, Rogério Ceni e Kaká à época com apenas 21 anos.

A seleção Brasileira passou sem grandes dificuldades para as oitavas de final da competição, uma vitória simples por 2 x 1 contra a Turquia e duas goleadas, contra a China (4 x 0) e Costa Rica (5 x 2).

Classificado em primeiro lugar no seu grupo, o Brasil enfrentou a Bélgica, nas oitavas de final, e conseguiu uma boa vitória por 2 x 0 com gols de Rivaldo e Ronaldo. Nas quartas de final, o adversário foi a Inglaterra, mais uma vitória simples. Graças aos gols de Ronaldinho Gaúcho e Rivaldo. A semi-final nos reservou a Turquia, mais uma vitória mínima (1 x 0), o gol foi de Ronaldo Fenômeno.

O grito de gol que ficou entalado na garganta da torcida brasileira, finalmente pode ser solto. Graças aos gols de Ronaldo, pudemos colocar a quinta estrela na camisa e no coração. Futebol não se faz sozinho, foi o trabalho de uma equipe que se doou em campo, que acreditou no projeto da Família Scolari e fez o que pode para voltar a dar confiança a torcida brasileira.

Que Neymar, Gabriel Jesus, Firmino e todos os atletas que nos representarão em 2018, possam usar o sucesso do penta como inspiração. Mostrar que com união, força, garra e determinação podemos chegar mais longe do que imaginamos. Vai Brasil!!!

 

5 fotos do Penta do Brasil – As fotos pertenciam ao site contandohistoria

penta - foto 2
Ronaldo dá a volta por cima (Foto: Contandohistoria)
penta - foto 3
Cafú e jogadores do Brasil comemoram a conquista depois do “quase” de 98 (Foto: Contandohistoria)

penta - foto 4

penta - foto 5
Ronaldo Fenômeno, um maestro em campo (Foto: Contandohistoria)
Anúncios

Danilo Sartori Ver tudo

Natural de Curitiba/PR. Formado em Jornalismo pela UniOpet, Danilo Sartori gosta de falar sobre os mais diversos assuntos, mas um dos que mais o interessam é o esporte, especialmente o futebol. "Apesar do esporte ter surgido na Inglaterra, o Brasil é o país do futebol, tamanha é a paixão dos brasileiros pelo esporte, o mais legal é estar em contato com o torcedor, poder levar as informações de um esportes mais populares do mundo". Também é jornalista-blogueiro da página Fatos em Pauta, sobre jornalismo geral.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: